quinta-feira, 28 de junho de 2012


CURSO: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
MÓDULO III
FORMADORA: ALEXANDRA BUENO
ALUNA:, Eliene Cirqueira SANTOS
ATIVIDADE – Criando um blog.
TEMA: A história do petróleo no Brasil.


INTRODUÇÃO:

A história do petróleo no Brasil começou no ano de 1858, quando o Marquês de Olinda concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do Rio Marau, na Bahia.
Em 1930, depois de vários poços perfurados sem sucesso em alguns estados brasileiros, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos tomou conhecimento que os moradores de Lobato, na Bahia, usavam uma “lama preta”, oleosa, para iluminar suas residências.
A partir desta informação, realizou várias pesquisas e coletas de amostras da lama oleosa, contudo não obteve êxito em chamar a atenção de pessoas influentes, sendo considerado “maníaco”.
Manoel Inácio Bastos não desistiu e, no ano de 1932, foi recebido pelo presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o engenheiro agrônomo entregou ao presidente da Republica um relatório sobre a presença da substância em Lobato.
1931 Monteiro Lobato cria a Companhia Petróleos do Brasil






1937 Lobato publicou “O Poço do Visconde”, livro infantil com o subtítulo Geologia para crianças. O livro afirmava que havia petróleo no Brasil enquanto que os técnicos do governo diziam que o Brasil não tinha nem poderia ter petróleo.
Como se forma o petróleo?
Para a maioria dos geólogos e geoquímicos, o petróleo forma-se a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre a sua formação
O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino.




Em 1938 o presidentes Getúlio Vargas cria Conselho Nacional do Petróleo, para avaliar os pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo.


 O 1º. Descobrimento de petróleo foi em Lobato, na Bahia, em 1939, realizado pelos pioneiros Oscar Cordeiro e Manoel Inácio Bastos, sob jurisdição do recém-criado Conselho 
Nacional do Petróleo.








3 de outubro de 1953, depois de uma campanha popular, o presidente Getúlio Vargas assinou a Lei que instituiu o monopólio estatal da pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados e criou a Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras.

FIM DO MONOPÓLIO

 A flexibilização do monopólio foi outro fato importante da história recente do petróleo no Brasil. No dia 6 de agosto de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei 9478 que permitiu a presença de outras empresas para competir com a Petrobras em todos os ramos da atividade petrolífera.

A partir de 2002, a Petrobras ampliou sua área de prospecção, buscando novas frentes exploratórias nas bacias de Santos e Espírito Santo e bacias ainda pouco exploradas em suas águas profundas, como as da costa sul da Bahia, Sergipe, Alagoas e da margem equatorial brasileira.
O ano de 2003 é considerado um marco na história da Petrobras. Além do expressivo volume de petróleo descoberto, foram identificadas novas províncias de óleo de excelente qualidade, gás natural e condensado, permitindo que as reservas e a produção da Companhia começasse a mudar para um perfil de maior valor no mercado mundial de petróleo.
A produção doméstica de petróleo atingiu a marca de 1,54 milhão de barris por dia em 2003, representando cerca de 91% da demanda de derivados do país. A meta de produção nacional estabelecida no Plano Estratégico Petrobras 2015 é de 2,3 milhões de barris por dia em 2010. Para isso, serão implantados 15 grandes projetos de produção de petróleo até o ano de 2008.
O ano de 2006 marca a auto-suficiência sustentável do Brasil na produção de petróleo. Com o início das operações da FPSO (Floating Production Storage Offloading) P-50 no campo gigante de Albacora Leste, no norte da Bacia de Campos (RJ), a Petrobras alcançará a marca de dois milhões de barris por dia. É o suficiente para cobrir o consumo do mercado interno de 1,8 milhões de barris diários.
A Companhia já alcançou o patamar mais de uma vez. A diferença é que a P-50 consolida o processo sem risco de reversão. É a chamada sustentabilidade. Ao atingir o pico de produção, no terceiro trimestre de 2006, irá sobrar petróleo para exportar. A previsão é que dos 16 poços produtores – todos eles dispersos de forma milimétrica no campo de 225 quilômetros quadrados e em lâmina d’água que varia de 955 metros a 1.665 metros – jorrem 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás por dia.

A P-50 tem lugar garantido na história petrolífera brasileira. Ela não vai apenas extrair riqueza de um reservatório generoso o bastante para guardar mais de meio bilhão de barris de óleo e 6,9 milhões de metros cúbicos de gás, mas também estampa o selo de excelência da Petrobras num projeto grandioso responsável pela geração de 4.200 empregos diretos e 12.600 indiretos; da operação de gestão de cinco contratos de construção – que incluíam desde a transformação do petroleiro Felipe Camarão, em Cingapura, até a integração do casco convertido em uma plataforma com os módulos montados em diversas partes do mundo (Itália, EUA, Malásia e Brasil) no estaleiro Mauá-Jurong, em Niterói – à exuberância visual da unidade.


CRONOLOGIA da História do Petróleo no Brasil (cronologia) 
- Podemos dizer que a História do Petróleo no Brasil teve início em 1892. Neste ano, o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou o primeiro poço em busca de petróleo em sua fazenda na cidade de Bofete (interior do estado de São Paulo). Porém, o poço de 488 metros de profundidade teve come resultado apenas água sulfurosa. Foi a primeira tentativa de se encontrar petróleo em território brasileiro.
 - Em 1938 foi criado o Conselho Nacional de Petróleo.
- Foi somente em 1939, no bairro de Lobato (Salvador-BA) que foi descoberta a primeira jazida de petróleo explorável comercialmente.
- No ano de 1948 é criado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo, cujo objetivo era coordenar a campanha "O petróleo é nosso".
- Em 1949 entra em operação, na região do Recôncavo Baiano, o primeiro oleoduto brasileiro.
- Em 1950 ocorre a instalação da refinaria Landulfo Alves no município baiano de Mataripe.
- Em 1950 o primeiro petroleiro (embarcação de transporte de petróleo) é lançado ao mar.
- Em 3 de outubro de 1953 é fundada a Petrobrás (empresa estatal) e instituído através de lei o monopólio na extração e refino do petróleo em território nacional.
- Em 1954 entra em operação a Petrobrás.
- Em 1968 ocorre a primeira descoberta de petróleo no mar, no campo de Guaricema em Sergipe.
- Para aumentar a pesquisa de novas jazidas de petróleo no Brasil, em 1975 são adotados os contratos de risco entre a Petrobrás e empresas privadas.
- Em 1997 é sancionada a lei que quebra o monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo no Brasil.
- Em 2006 é alcançada a autossuficiência temporária em petróleo.
- Em janeiro de 2009 começa a operar a plataforma de petróleo da Petrobrás P-51, a primeira construída 100% no Brasil.
- Em setembro de 2008, começa a primeira produção no pré-sal no campo de Jubarte (a Bacia de Campos, litoral sul do estado do Espírito Santo).


O que é o petróleo do Pré-Sal?

    A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.



















Pela lei atual do petróleo, as empresas que desejam procurar e explorar petróleo no Brasil disputam a autorização em leilões promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que regula as atividades da indústria de petróleo e gás no Brasil. Quem der o maior lance por cada bloco (região a ser explorada) ganha o direito de procurar óleo na região por período determinado.

CONTEÚDOS:

Fontes de energia e sua importância no mundo atual.
Combustíveis Fósseis (Petróleo)
Conjunto de reservatórios  Pré-sal
Hidrocarbonetos.

ÁREAS DE CONHECIMENTO:

Geografia, História e Química


OBJETIVOS:



Explanar sobre a história do petróleo no Brasil, a formação da Petrobrás e o conjunto de reservatórios Pré- sal.
Promover discussões sobre fontes de energia e suas utilizações.
SÉRIE: 3º ano do  ensino médio
RECURSOS: Computadores, data show, PenDrive.
AVALIAÇÃO:
Participação dos alunos nas discussões durante a aula.
Entrega de uma pesquisa sobre o conjunto de reservatórios Pré-sal.
PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE:
Passo 1
Conversa informal sobre a aula planejada e apresentação sobre a proposta da mesma.
Passo 2
Explanação da aula pelo professor, com auxílio dos slides e filmes que serão exibidos através de um PC conectado a um data show.
Passo 3
Durante a aula, os alunos serão questionados sobre cada tema abordado e expor suas idéias sobre cada um deles.
Passo 4
Como uma das formas de avaliação, será solicitado de cada aluno, uma pesquisa em diversas fontes (jornais, livros, revistas, web, etc) sobre o conjunto de reservatórios Pré-sal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário